Ensino Privado
Preciso de...
Distrito:
Concelho:
Palavra chave:
   
 
 
Instituição em destaque

Parque do Falcão

Um serviço educativo de qualidade e um ensino de excelência

Ver mais detalhes

Inscreva-se na nossa Newsletter


Imprimir

Parque do Falcão

Parque do Falcão

 Como se identifica o colégio Parque do falcão?

 O Colégio Parque do Falcão nasceu há 11 anos, numa área verde do concelho do Seixal, uma  zona de quintas, afastada do movimento e da poluição.

Esta instituição foi construída de raiz, num terreno arborizado de 5000m2, com diversos parques exteriores que permitem o contacto com a natureza e o ar livre, e espaços interiores rigorosamente adequados ao bom desenvolvimento das crianças entre os 4 meses e os 12 anos de idade.

Desde o início o Colégio Parque do Falcão orientou-se para a oferta de um serviço educativo de qualidade e um ensino de excelência, contando para tal com uma equipa de excelentes profissionais de educação e com um projecto educativo inovador e aliciante, pensado e concebido em função das necessidades e características das faixas etárias das crianças que acompanha.

Hoje, temos o privilégio de educar e acompanhar cerca de 250 crianças e respectivas famílias, nas valências de Berçário, Creche, Pré-escola, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.

 

Quais as principais características do projecto pedagógico?

As principais características do nosso projecto pedagógico relacionam-se com a Pedagogia de Escola Activa seguida em todos os níveis de ensino e por todos os profissionais de educação do Colégio, proporcionando uma coerência e continuidade pedagógica ao longo do percurso académico dos nossos alunos. De acordo com esta pedagogia, a escola deve proporcionar um ambiente educativo estimulante, com situações de aprendizagem que permitam ao aluno observar, explorar, experimentar e interagir directamente com os objectos de estudo e de descoberta. Por isso, no Colégio Parque do Falcão, as visitas de estudo, os trabalhos de laboratório e de experimentação, as tecnologias de informação e comunicação, os ateliers e “workshops”, são ferramentas pedagógicas privilegiadas, porque permitem que o aluno assuma, efectivamente, um papel activo, participativo e construtivo. Este modelo defende, também, a importância da relação entre as crianças e a natureza, pelo que neste Colégio valorizamos muito as actividades ao ar livre, como os trabalhos na nossa quinta pedagógica, no nosso circuito rodoviário e nos nossos parques e jardins.

 

E em termos de equipamentos?

 Como disse há pouco, privilegiamos o contacto com a natureza e as actividades ao ar livre, por isso, existem diversos parques exteriores, integrados nos jardins do Colégio, equipados de acordo com a faixa etária. Temos, praticamente, um parque por sala. A nossa quinta pedagógica, com a horta biológica e os animais domésticos é um espaço muito apetitoso para os nossos alunos. O ginásio interior e o campo exterior coberto polidesportivo, também fazem as delícias das crianças, principalmente das mais velhas. E, finalmente, o circuito rodoviário equipado com triciclos e bicicletas, onde os nossos alunos aprendem a ser peões e ciclistas prudentes.

No interior, as salas estão organizadas por cantinhos ou áreas de aprendizagem, equipadas com materiais adequados ao desenvolvimento das experiências-chave do nosso modelo educativo, tendo especial relevância as ferramentas TIC (ex. quadro interactivo, computador pessoal, plataforma de e-learning, manuais digitais), que são utilizadas em todas as salas desde o pré-escolar, mas com maior frequência pelos alunos do 1º e 2º Ciclo do E.B.

Além das salas de aula, os nossos alunos contam com o Laboratório de Ciências, o Centro de Recursos e a Sala das Artes. Estes espaços pedagógicos complementares permitem o desenvolvimento das actividades experimentais e exploratórias defendidas pelo nosso modelo de trabalho – pedagogia de Escola Activa.

 

Quais as principais opções pedagógicas e os serviços complementares do Colégio?

O Colégio Parque do Falcão tem actividades intra-curriculares que fazem parte do nosso projecto pedagógico e são desenvolvidas com todos os nossos alunos. São elas a ginástica, o inglês, a informática e as visitas de estudo que são oferecidas a todos os alunos entre os 3 e os 12 anos de idade. E também tem actividades extra-curriculares, isto é, opcionais e complementares, que são a música, o ballet, o karaté, a natação e o mini-basquete, disponíveis para todos os alunos entre os 3 e os 12 anos de idade.

O  Colégio Parque do Falcão oferece três serviços complementares. O serviço de transporte, o serviço médico e o serviço de psicologia. Estes dois últimos incluídos na mensalidade.

 

O que distingue o Colégio Parque do Falcão de outras instituições educativas?

Para além dos espaços interiores e exteriores oferecidos aos nossos alunos e do modelo de Pedagogia de Escola Activa, dos quais já falámos, há mais um aspecto que nos diferencia, que é o sermos uma escola centrada no aluno, que privilegia a qualidade e não a quantidade. Isto reflecte-se no número de turmas oferecidas por cada ano de escolaridade (só temos uma turma por cada ano) e  na organização dos próprios alunos por salas. Cada uma das nossas turmas de creche, pré-escola, 1º e 2º Ciclo é constituída por crianças da mesma idade (i.e. salas homogéneas), o que nos permite oferecer um projecto pedagógico de sala adequado às competências específicas de cada faixa etária e, logo, oferecer um acompanhamento educativo de maior qualidade. Não acreditamos na eficácia das “industrias de educação”, orientadas para o acompanhamento de grandes grupos, em salas heterogéneas (i.e. idades misturadas) e centradas num ensino padronizado para todos, excluindo automaticamente quem não encaixa no padrão, por descurar a individualidade de cada aluno. Apesar de acompanharmos crianças entre os 4 meses e os 12 anos de idade e ministrarmos o ensino até ao 2º Ciclo do E.B., mantemo-nos uma escola de dimensão familiar, o que nos permite conhecer bem todos os nossos alunos (os seus pontos fortes e as suas dificuldades) e prestar-lhes um acompanhamento educativo mais personalizado. Consideramos que esta é uma condição fundamental para cumprirmos a nossa missão de garantir o sucesso de todos e de cada um dos nossos alunos, respeitando os seus diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

 

Em que projectos locais, nacionais e internacionais estão envolvidos?

 A nível local temos desenvolvido projectos em parceria com o Grupo Flamingo - uma associação de defesa do ambiente do concelho do Seixal – que tem desenvolvido diversas acções de sensibilização junto dos alunos do Colégio, orientadas para a discussão sobre problemas ambientais actuais e o papel de cada um na sua resolução, através da mudança de atitudes e comportamentos. Os nossos alunos têm também participado no projecto “Os Pequenos Florestadores”, dinamizado por aquela associação, o qual envolve a construção e manutenção de viveiros de plantas autóctones, recolha de sementes, plantação de plantas autóctones, controlo de plantas invasoras numa zona de Paisagem Protegida e construção de casas-ninho para aves.

A nível nacional participamos no programa Eco-escolas, o qual foi implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, “vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania” e que “visa encorajar e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente”.

Através da metodologia de trabalho proposta pelo programa Eco-escolas, procuramos desenvolver uma melhoria global e contínua do ambiente do colégio e da comunidade educativa em que este se insere.

Algumas das actividades desenvolvidas no âmbito do programa Eco-escolas foram: Projecto Brigada Verde "Vamos Salvar a Floresta"; “Geração Depositrão”; “Escola da Energia”; “Ambifalco vem à escola”; “Ser eco é…”; “Sim, este ano o Natal é amarelo”.

Entretanto foi atribuído ao nosso Colégio o GALARDÃO ECO-ESCOLA “Bandeira Verde”!

A nível internacional participamos no Programa de Apadrinhamento Escolar da Helpo (organização não governamental para o desenvolvimento). Através deste projecto/iniciativa, a comunidade educativa do Colégio Parque do Falcão ajuda a promover o acesso à educação escolar, de crianças que vivem em regiões do planeta – NOSSO MUNDO – onde esse Direito básico não lhes é assegurado e dá, assim, um pequeno contributo para a construção de um mundo melhor.

A educação para a Cidadania é um tema central do Projecto Educativo do Colégio Parque do Falcão.

Um dos objectivos do trabalho realizado nesta área é desenvolver nos nossos alunos atitudes e acções de cooperação e solidariedade, bem como desenvolver com eles projectos que se traduzam em acções concretas e que produzam pequenas melhorias no Mundo em vivemos.

Por outro lado, na sequência do processo de apadrinhamento, a organização Helpo promove e facilita a troca de correspondência entre as crianças por nós adoptadas e os nossos alunos, o que proporcionará uma experiência inter-cultural muito interessante, além de permitir que os nossos alunos se apercebam dos resultados concretos, produzidos por este projecto em que estão a participar.

 

 
publireportagens
 
Clínica da Educação

A resposta que procura para o seu filho!

O seu centro de referência na educação com uma equipa multidisiplinar com as respostas que necessita.

ver mais »

 
JOVENS PORTUGUESES CONQUISTAM MEDALHAS A MATEMÁTICA!

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, felicitou a equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) pela conquista de uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, um resultado inédito.

ver mais »

 
Portal Sem Barreiras

sembarreiras.org acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades.

ver mais »

© 2017 Ensino Privado | CAP - Centro de Apoio Psicoeducacional - Todos os direitos reservados  - Desenvolvido por PTwebSite