Ensino Privado
Preciso de...
Distrito:
Concelho:
Palavra chave:
   
 
 
Instituição em destaque

Clínica da Educação

Especialistas em Aprendizagem

www.clinicadaeducacao.com

Ver mais detalhes

Inscreva-se na nossa Newsletter


Imprimir notícia

Educação, Formação, Juventude e Emprego na Qualific@
Notícia criada em 2011-03-22 e lida 4321 vezes
 

Educação, Formação, Juventude e Emprego na Qualific@

Procurando, a cada ano, uma nova abordagem, a 4.ª edição da QUALIFICA- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que começa na próxima semana (31 de Março a 3 de Abril), na EXPONOR, pretende chegar aos diversos vectores educativos e formativos, de qualificação e emprego, constituindo-se ainda como um espaço de debate e de aprendizagem.

“Segue o teu Talento” é o tema-chancela, numa edição que conta com 200 empresas,estima 40 mil visitas e promete ficar marcada pelas múltiplas acções agendadas de Coaching. «O futuro começa, muitas vezes e para muitos, aqui na EXPONOR». A afirmação é de Carla Maia, directora da QUALIFIC@e está a pensar nos milhares de alunos, de vários estabelecimentos de ensino, nacionais e estrangeiros, que chegam em grupo, acompanhados deprofessores ou dos pais, todos os anos à QUALIFIC@. «Há sempre “olhares curiosos” e passos acelerados, para conhecerem as novidades daeducação, ao nível dos materiais, novas tecnologias e serviços», refere ainda a responsável.


Expositores já adiantaram novidades. No que respeita a educação, formação e emprego há que estar permanentemente aberto e em alerta a novas propostas. À semelhança de edições anteriores, a QUALIFIC@ 2011 reúne os principais interlocutores e dá a conhecer as novidades ao mercado profissional, criando sinergiasentre a oferta e a procura. Em contagem decrescente para a feira, os expositores, como são o caso do Centro Regional de Braga (Universidade Católica Portuguesa (UCP), que vai orientar a sua participação para a vocação profissional; a CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnicoe Universitário), que aproveita o momento para lançar a licenciatura em Ciências Biomédicas; o ISVOUGA (Instituto Superior de Entre Douro e Vouga), que está a direccionar a sua acção para o mercado empresarial; aUP (Universidade Portucalense), que também dará conhecer novos cursos; a Les Roches, que repete a participação e promete inovar na apresentação; a NAUTILUS, que vai apresentar a solução ideal para uma aula interactiva (oNETBOARD V2.1); e, por último, a QUALIFORMA, que tem como objectivo dar a conhecer a instituição, são os estabelecimentos de ensino e as empresas que já adiantaram algumas das novidades e que poderão ser consultadas detalhadamente em www.qualifica.exponor.pt.


O coaching ao serviço das empresas e dos pais. Num mundo global e de mudanças aceleradas, a nossa existência ganha assim novos e variados sentidos. Somos chamados a desenvolver uma nova atitude, mais positiva, mais focada nos objectivos desejados, mais empreendedora. O Coaching tem vindo a assumir protagonismo em todas as actividades do nosso dia-a-dia. Esta importante ferramenta, que ajuda a mudar positivamente e a inspirar outros a alcançar os seus objectivos, tem conquistado cada vez mais adeptos. «Somos cada vez mais, nós organizações, nós pessoas chamados a sair da nossa zona de comodidade e tornarmo-nos maisexploradores, mais facilitadores do desenvolvimento do potencial humano», explica Viana Abreu, presidente da Associação Portuguesade Coaching, uma das entidades, num total de 20 presentes no certame, dedicadas exclusivamente à área do Coaching e que estão a preparar múltiplas actividades entre seminários, workshops, palestras e demonstrações.


“Coaching para um Portugal mais Positivo” é o tema do seminário, organizadopela AEP (Associação Empresarial de Portugal), a ISPC (International School of Professional Coaching) e a EXPONOR, que fará «um apelo ao desenvolvimento de um novo olhar sobre nós próprios, a sociedade e o mundo», assegura a organização. Viana Abreu, presidente da ISPC, e José Vieira, administrador executivo da Beiragás (Grupo Galp Energia) são alguns dos oradores que já confirmaram a presença, numa sessão de trabalho apresentada Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP, com duração prevista para a tarde do dia 1 de Abril, sexta-feira (das 14h30 às 17h00). Nodia seguinte, às 16h00, tem lugar o evento ”Felicidade nas Organizações”, organizado pela Power Coaching, que convida os participantes a conhecerem uma «visão inspiradora das organizações, utilizando o Coaching como alavanca para a mudança e o sucesso», diz Sérgio Almeida, vice-presidenteda APCOACHING e orador do seminário.


E quando se fala de futuro, talento e rumo há que considerar, cada vez mais, esta importante ferramenta nas escolhas a tomar. Aqui, as acções previstas são dirigidas a pais e filhos e pretende dar a conhecer um tema que ainda dá os primeiros passos em Portugal: o Coaching Parental. Como disponibilizar mais tempo de qualidade para estar com os meus filhos(as)? Qual a melhor educação que lhe(s)posso dar? Como posso ajudar convenientemente para o seu crescimento? Estas são apenas algumas das dúvidas, das muitas que assolam pais e mães, que serão abordadas no ciclo de workshops educativos promovidos pela EXPONOR. Contando com a oradora Sónia Silva, Coach certificada pela ICC – International Coaching Community e autora do livro Sou Mãe! E Agora?!, vão realizar-se dois workshops: “Á descoberta do teu talento –Como o Coaching te pode ajudar”, nos dias 31 de Março e 1 de Abril (quinta e sexta-feira), com sessões de manhã às 10h30 à tarde às 15h00, e o “Coaching ao serviço da parentalidade”, dia 2 de Abril, sábado, às 15h00. Com uma componente essencialmente prática, os participantes terão a oportunidade de compreender o Coaching e de que forma este pode ser uma poderosaferramenta para a educação dos seus filhos através, entre outras,da «identificação de bloqueios individuais e da reestruturação da suaatitude face aos desafios que ser mãe/pai engloba», refere a oradora. Para Sónia Silva, o objectivo primordial é dar a conhecer a ferramenta Coaching e explicar de que forma pode ser utilizada ao «serviço de uma parentalidade consciente e, fundamentalmente, segura da sua missão». Subordinado à mesma temática, numa realização da Family Coaching, previsto para 2 e 3 de Abril, às 15h00, com duração de uma hora e meia, terá lugar o workshop “Tomar decisões: Escolher rima com crescer”.


De destacar ainda as sessões abertas da “Clínica da Educação”, dirigida aos visitantes da QUALIFICA, sobre "Como Estudar com Eficiência” (todos os dias da feira, às 10h30); “Motive os seus filhos para os estudos " (3 de Abril às 16h00); "Como ajudar os filhos nos estudos" (2 de Abril às 16h00 e 3 de Abrilàs 14h00) e "Como preparar um exame” (quinta e sexta-feira, às 14h30). A Clínica da Educação disponibiliza serviços especializados em educação e bem-estar, que envolvem um trabalho com a criança, família e a escola sendo especialistas em aprendizagem.


A estreia do Anigamix – Evento de Banda Desenhada, Animação, Videojogose Entretenimento e a realização, pela primeira vez, na EXPONOR, do Congresso – “Gente Pequena, Grande Aposta”, numa iniciativa da Associação Lavoisier, subordinado ao tema: Os filhos! Onde está o manual de instruções?”,merecerão, com certeza, a atenção dos visitantes da QUALIFICA 2011.

Confira detalhadamente todas as actividades paralelas em www.qualifica.exponor.pt.


Informações úteis.

QUALIFIC@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

De 31 de Março a 3 de AbrilHorário: 31 de Março e 1 de Abril, das 10h00 às 18h00/2 e 3 de Abril,10h00 às 19h00

 

 
Eventos
 
Bichinho carpinteiro - Eduardo Sá

Receio que não haja crianças hiperativas mas adultos com défices de atenção. Não estaremos a esticar, de tal forma, a vitalidade das crianças que expondo-as a um stresse cumulativo  tão absurdo, só as podemos tornar agitadas para que, depois, como quem tenta concertar  estragos a correr, as tentemos sossegar com uns aditivos químicos? Acho que sim.

ver mais »

 
O 25 de Abril e a escola de Durão Barroso e Nuno Crato

Tornou-se um lugar-comum dizer que a história da Educação da democracia é a história de sucessivas reformas avulsas, quase sempre descontextualizadas e elaboradas sem o concurso dos docentes. Mas a esta característica consensual veio acrescentar-se a desolação dos anos de Crato.

ver mais »

 
Universidade, ensino e sociedade - Renato Morgado

Seria desastroso que a Universidade se limitasse a alinhar pelas necessidades das empresas.

ver mais »

© 2019 Ensino Privado | CAP - Centro de Apoio Psicoeducacional - Todos os direitos reservados  - Desenvolvido por PTwebSite